Destaques do lançamento:
- Os menus do grupo de ferramentas agora podem expandir ao passar o mouse
- Recorte não destrutivo agora disponível cortando a tela em vez de pixels reais
- Melhor suporte para PSD : exportação de arquivos de 16 bits agora disponíveis, canais de leitura / gravação na ordem certa
- Controles na tela para o filtro Vignette
- Novos filtros: Bloom , Desfoque do foco , Desfoque da lente , Desfoque variável
- Opções de mesclagem agora incorporadas nas caixas de diálogo de filtro
- Mais de 30 correções.
Atualizações da caixa de ferramentas
Ouvimos o feedback dos usuários sobre a introdução de grupos de ferramentas na caixa de ferramentas na versão anterior. Muitas pessoas nos disseram que apreciavam a mudança em geral, mas eram bastante avessas a ter que clicar para abrir a lista de ferramentas em um grupo. A nova versão adiciona a opção de mostrar o menu do grupo de ferramentas assim que o mouse passa o mouse sobre o botão da caixa de ferramentas, sem precisar clicar nele. Essa opção é ativada por padrão quando a caixa de ferramentas é organizada em uma única coluna, mas pode ser ativada para layouts arbitrários da caixa de ferramentas, ou desativada totalmente, através da página Caixa de Ferramentas da caixa de diálogo Preferências .
Além disso, quando não estão usando o novo comportamento, as dicas da caixa de ferramentas agora listam todas as ferramentas de um grupo, para melhorar sua capacidade de descoberta.
Cultivo não destrutivo básico
O GIMP agora fornece um tipo de comportamento de corte não destrutivo por padrão. Em vez de excluir os pixels cortados e alterar a camada e a tela, ela será redimensionada. Se você exportar essa imagem, o arquivo resultante terá apenas o que você vê dentro dos limites da tela.
O benefício disso é (pelo menos) triplo:
- Você pode reverter para a versão original não cortada acessando
Image -> Fit Canvas to Layers
. Nenhuma das suas edições entre o corte e o corte não desaparecerá. - Se você salvar seu projeto como um arquivo XCF , poderá fechar o arquivo e até sair do GIMP e ainda poderá remover o corte e, em seguida, cortar de maneira diferente a qualquer momento.
- Quando você está em cima do muro sobre sua decisão de cortar, pode ver os pixels cortados indo para
View -> Show All
.
Se você deseja recuperar o antigo comportamento “destrutivo”, marque a caixa de seleção 'Excluir pixels cortados' nas configurações da ferramenta Cortar .
Filtros novos e aprimorados
O filtro de vinheta agora tem controles na tela para manipular visualmente a geometria da vinheta em vez de inserir valores numéricos em uma caixa de diálogo.
Qualquer que seja a forma de vinheta escolhida, você sempre terá controle da área interna que permanece inalterada, da borda da vinheta onde os pixels param de mudar e do ponto médio entre os dois. Arrastar o ponteiro do mouse para qualquer lugar fora do controle externo resultará na rotação da forma da vinheta.
Além disso, existem duas novas formas, 'Horizontal' e 'Vertical'.
Existem três novos filtros, todos relacionados à imitação de desfoque fora de foco.
O Desfoque variável usa uma camada ou canal como uma máscara de entrada para decidir quais pixels devem ser desfocados (em qual porcentagem da intensidade máxima de desfoque definida pelo usuário) e quais pixels devem permanecer inalterados e depois desfocam os pixels com Desfoque Gaussiano.
O Desfoque de lente faz o mesmo, mas fornece uma imitação muito mais realista do desfoque fora de foco, incluindo a oclusão parcial de objetos nítidos em primeiro plano por realces desfocados no fundo. Você também tem controle de quantos destaques são afetados.
O Focus Blur fornece uma interface de usuário simples para desfoque fora de foco, usando os mesmos controles on-canvas que o filtro Vignette atualizado possui. Você pode escolher entre Gaussian Blur e Lens Blur como métodos de desfoque. Um dos usos do filtro é a criação de falsificações em miniatura a partir de fotos comuns - o efeito obtido originalmente usando uma lente de mudança de inclinação que altera o plano do foco.
O novo filtro Bloom aplica um efeito que se parece muito com o filtro Soft Glow , mas, diferentemente do Soft Glow , não diminui a saturação. Tecnicamente, o Bloom isola a região dos realces, empluma-a e depois a recombina com a imagem original.
Melhorias na caixa de diálogo Filtro
A caixa de diálogo de opções dos filtros GEGL agora fornece uma nova seção Opções de mesclagem , que permite controlar o modo de mesclagem e a opacidade com a qual o filtro é aplicado. Isso substitui a funcionalidade Fade , que foi removida na versão 2.10.10.
As visualizações de filtro agora permanecem em cache, mesmo quando desativadas, permitindo alternar rapidamente entre as visualizações original e filtrada.
Melhor suporte ao PSD
Embora o GIMP já possa carregar arquivos PSD de 16 bits por canal, agora é possível exportar imagens com grande profundidade de bits usando também 16 bits por canal.
Além disso, os canais agora são exportados na ordem correta e com suas cores originais.
Outras mudanças
- As ferramentas de pintura agora podem salvar e carregar o modo de opacidade e mesclagem de / para as predefinições.
- Os arquivos Canon CR3 agora são reconhecidos corretamente pelo GIMP e enviados para o software de desenvolvedor bruto que você deseja.
- O plug-in TWAIN usado para a aquisição de imagens por meio de scanners foi ligeiramente refatorado e agora suporta imagens em escala de cinza / RGB de 16 bits .
- Os plug-ins PNG e TIFF agora são padrão para não salvar valores de cores quando o canal alfa está presente e o próprio 0. Isso é para resolver preocupações de segurança sobre o uso de cortes simples para remover informações confidenciais.
- O plug-in PDF agora importa documentos de várias páginas na ordem inferior, semelhante aos formatos animados e também aos padrões para exportação de PDF . Isso traz consistência, mas quebra o comportamento existente em scripts de terceiros.
GEGL e babl
Como de costume, novo GIMP versão é acompanhada por novas versões do babl e GEGL bibliotecas.
A nova versão do babl vem principalmente com correções de bugs e melhorias de desempenho, como o uso das instruções do AVX2 para converter dados de gama u8 em flutuante linear (tornando as conversões entre 1,25x e 2,2x mais rápidas). Ele também possui a geração de arquivos VAPI para integração com o Vala, pois o ramo instável do GIMP agora suporta a criação de novos plug-ins com o Vala.
As mudanças mais importantes no GEGL são:
- Nova API de metadados que permite manipular metadados não Exif em diferentes carregadores e salvadores de arquivos de maneira genérica
- Interpolação cúbica mais rápida e suave.
- Agora, o GEGL falha normalmente ao ficar sem espaço de troca.
- A
hue-chroma
operação foi corrigida para evitar a modificação de matiz / croma de neutros - A
dropshadow
operação agora tem uma opção para aumentar a sombra. Isso significa que, com deslocamento zero e sombra maior, você pode traçar um texto ou uma camada de bitmap.
Além disso, o GEGL obteve várias novas operações, algumas das quais já descritas acima. Outros são:
border-align
: coloca um buffer dentro das bordas de outro.pack
: une dois buffers em um, com espaço opcional.piecewise-blend
: usa um mapa em escala de cinza como índice na matriz de buffers usados como LUT (exigido pelos novos filtros de desfoque)reset-origin
: move o canto superior esquerdo da extensão para 0,0band-tune
: equalizador de banda paramétrica para ajustar as faixas de frequência da imagem.
Contribuintes
Os contribuidores deste lançamento são: Ell, Jehan, Jernej Simončič, lillolollo, luz.paz, Marco Ciampa, Michael Natterer, Michael Schumacher, Nikc, Øyvind Kolås, pesquisador, Sabri Ünal, Salamandar, Sergio Jiménez Herena, Simon Budig, T Collins, woob.
Tradutores: Alexandre Prokoudine, Anders Jonsson, Bruce Cowan, Cristian Secară, Daniel Korostil, Daniel Șerbănescu, Dimitris Spingos, Jiri Grönroos, Jordi Mas, Nathan Follens, Piotr Drąg, Rodrigo Lledó Milanca, Sabri Ünal, Seong-ho Cho, Tim Sabsch, Yuri Chornoivan, Georgy Timofeevsky.
0 Comentários