O Mozilla Firefox 85 já está disponível para download, e aqui veremos o que já foi adicionado em especial num dos navegadores mais queridos de todos.
Sua maior novidade é o particionamento de rede, isso melhora de forma bastante agradável as credenciais de privacidades.
O particionamento de rede nada mais é que um recurso Anti - Rastreamento isso reduz de forma drástica a forma como os dados são compartilhados pelos sites através do cache. Um exemplo disso seria você pesquisar no google sobre tênis para corrida e o Facebook te mostrar anuncios de tenis e lojas que vendem tênis.. Dessa forma isso seria reduzido drasticamente.
De acordo com o write-up da ZDnet , o particionamento de rede no Firefox 85 vê o navegador armazenar todas as imagens temporárias, fontes da web e outras informações coletadas enquanto você navega separadamente, em um site, em vez de em um "pool" agrupado que todos os sites podem usar.
Por exemplo, as fontes da web não podem ser armazenadas em cache em um site e depois reutilizadas em outro; O Firefox precisa baixar a fonte da web separadamente para cada site.Isso pode tornar o carregamento de algumas páginas um pouco mais lento do que antes.
Os recursos de rede particionados no Firefox 85 incluem:
-
Cache de imagem
-
Favicon cache
-
Pooling de conexão
-
Cache de StyleSheet
-
DNS
-
Autenticação HTTP
-
Alt-Svc
-
Conexões especulativas
-
HSTS
-
OCSP
-
Cache intermediário de CA
-
Certificados de cliente TLS
-
Identificadores de sessão TLS
-
Pré-busca
-
Pré-conectar
-
Cache de comprovação de CORS
Outras mudanças interessantes estão presentes no Firefox 85.
Se você é um ávido fã de favoritos - se você for, espero que este site esteja escondido em seus favoritos em algum lugar;) - há algumas alterações que a Mozilla diz que será "mais fácil do que nunca salvar e acessar seus favoritos" em seu navegador .
Opção para excluir todos os logins
Como? Bem, o Firefox agora se lembra do seu local preferido para favoritos salvos. O padrão é a barra de ferramentas de favoritos quando nenhum favorito foi salvo anteriormente ou a pasta 'usada pela última vez' quando um é especificado.
Em segundo lugar, o navegador agora tem a opção de mostrar a barra de ferramentas de favoritos em cada página Nova guia , mas ocultá-la automaticamente quando você navegar para uma página da web.
O gerenciador de senhas do Firefox adiciona uma opção para remover todos os logins salvos . Essa operação de um clique evita que você precise excluir manualmente cada login individual separadamente.
Falando em logins: o Firefox 85 também pode importar senhas KeePass e Bitwarden .
Bem, tecnicamente falando, ele pode importar o arquivo CSV que
esses gerenciadores de senha permitem exportar - mas é a mesma
coisa. A importação de senha CSV (ainda) não está habilitada
por padrão e não vem com absolutamente nenhuma garantia. Se
você quiser experimentar,
mude signon.management.page.fileImport.enabled
para true
.
Por último, e absolutamente menos importante, o Firefox 85 não oferece mais suporte ao Adobe Flash , de forma alguma.
O suporte para este 'plugin' está diminuindo pelo que parece uma
eternidade, mas este lançamento torna as coisas definitivas: não há
configuração para reativar o suporte a Flash no Firefox. Não,
nem mesmo se você mergulhar para fazer cócegas na barriga da raposa
(ouabout:config
, como alguns preferem
chamar).
Baixe o Firefox 85
O Firefox 85 é um software de código aberto gratuito disponível para Windows, macOS, Linux e Android. Você pode baixar a versão mais recente direto do site oficial do Firefox .
Se você executa o Ubuntu (e como está lendo um blog com foco no Ubuntu, presumo que esteja), não precisa baixar nada, não manualmente. Você pode atualizar para o Firefox 85usando o Atualizador de Software , embora tenha em mente que leva alguns dias para que a atualização seja implementada para todos /
0 Comentários