Gotop é uma ferramenta legal de monitoramento do sistema CLI para Linux


Eu sou um 'fã confesso do btop , um utilitário de monitoramento de sistema abrangente e de aparência colossalmente legal acessado a partir da linha de comando.

Eu o incluí na minha lista das melhores ferramentas de linha de comando porque realmente acho que é uma das melhores ferramentas de linha de comando disponíveis. É chamativo, rápido, interativo, você pode personalizar a aparência, desabilitar seções, filtrar processos rapidamente e assim por diante.

A coisa é esta: enquanto todos esses sinos e assobios são música para meus ouvidos, eles são um pouco 'demais' para os outros.

Então eu quero (deu uma desculpa) para destacar outro monitor de sistema de linha de comando que eu uso. Eu só descobri recentemente – espionar Alan Pope tem muitas vantagens 👀– mas no segundo em que vi, fiquei apaixonado. É definitivamente um daqueles aplicativos “legais demais para não calçar um post”.

É como o meio-termo entre a simplicidade crua fornecida pelos gostos de topand htope o visual flair™ apresentado pelo btop++ (ou qualquer uma de suas encarnações, por exemplo, bashtop, bpytop, etc).

Gotop é bom, basicamente

O aplicativo CLI em questão é o gotop É um “monitor gráfico de atividade baseado em terminal, inspirado em gtop e vtop, desta vez escrito em  Go ”, para citar sua página do GitHub.

Eu amo que é muito funcional desde o início. O painel padrão carregado pela execução gotopé bem proporcionado (e se adapta a larguras menores melhor do que ferramentas semelhantes) e exibe as estatísticas mais importantes que você deseja ver ao carregá-lo.

Mas se você quiser ir avançado, você pode. Gotop tem muito potencial de personalização. Você pode ajustar a apresentação padrão, layout, widgets, esquema de cores, etc, passando alguns argumentos para o comando ou editando/criando um arquivo de configuração.

Eu gosto “como está”, mais ou menos como mostra:

  • Uso da CPU (por núcleo como % e gráfico)
  • Uso do disco (incluindo % grátis)
  • Temperatura da CPU
  • Uso de memória
  • Uso da rede (gráfico + total recebido/transferido)
  • Tabela de processos (CPU + MEM)

Quando o gotop está em execução, você pode apertar a ctecla para reordenar a tabela de processos pelo uso da CPU, pressionar mpara ordenar a tabela de processos pela quantidade de memória em uso; ou pressione ppara classificar por PID. Você também pode matar processos (em vários graus de gravidade) – pressione shift?para ver informações sobre como fazer isso.

Para filtrar processos por nome (ou seja, para que você possa encontrar um processo específico), pressione /e comece a digitar o nome do processo que você está procurando para encontrar enquanto digita. nome do processo. Você pode dimensionar o gráfico de uso da CPU pressionando hlrespectivamente.

Por exemplo, você pode obter muito mais informações executando:

gotop -l pia de cozinha

Quer experimentar?

Você pode baixar a versão mais recente do gotop do GitHub . É um software de código aberto gratuito disponível para a maioria dos sistemas baseados em Unix, não apenas Linux. Um instalador .deb pré-empacotado é fornecido, mas não consegui instalá-lo felizmente no Ubuntu 22.04 LTS, então usei o binário de 64 bits, funciona bem.

Dê uma chance e me diga o que você pensa!

Postar um comentário

0 Comentários