O marco está aqui para ajudar os intrépidos caçadores de bugs a testar a próxima versão da imensamente popular distribuição Linux, que é baseada na versão mais recente do Ubuntu 22.04 LTS.
O Linux Mint 21 inclui uma série de componentes atualizados em toda a sua pilha (principalmente herdados do Ubuntu), incluindo o kernel Linux 5.15, drivers gráficos atualizados e ferramentas de nível inferior e atualizações da biblioteca do desenvolvedor.
Dois pontos-chave: Linux Mint 21 não usa systemd-oom para mitigar soluções de baixa memória (Ubuntu 22.04 LTS faz, embora os desenvolvedores estejam ajustando seu comportamento devido ao excessivo 'matar' de aplicativos em uso); O Linux Mint 21 habilita o SO Prover por padrão (o que significa que o Windows e outras distribuições são detectadas e adicionadas ao menu GRUB).
O Cinnamon 5.4 é fornecido como o ambiente de desktop padrão. A última revisão não é muito diferente, mas há algumas mudanças significativas que afetam o desempenho geral: um interpretador Javascript atualizado; e uma reformulação do gerenciador de janelas do Mint Muffin em cima de uma versão mais recente do Mutter.
Em outros lugares, existem algumas melhorias modestas no painel Displays . Isso agora tem botões para opções de dimensionamento fracionário em vez de um menu suspenso, juntamente com um rejig de back-end sobre como o dimensionamento fracionário é tratado. E já que estamos no assunto de botões, todas as estatísticas mostradas no painel System Info estão agora a um clique de serem copiadas para a área de transferência – legal!
Conforme relatado anteriormente , o Linux Mint 21 também muda de Blueberry para Blueman por seu suporte a Bluetooth. Entre outras coisas, a troca traz compatibilidade aprimorada com equipamentos de áudio Bluetooth modernos, como fones de ouvido sem fio e barras de som.
Há muito tempo é possível acessar ações rápidas de lançadores de aplicativos colocados no painel clicando com o botão direito neles. No Linux Mint 21, essas ações rápidas também podem ser acessadas no menu do aplicativo clicando com o botão direito do mouse em uma entrada do menu.
Com base nas integrações de calendário que foram lançadas no Linux Mint 20.3 no início do ano, o applet de calendário do Linux Mint agora é capaz de retransmitir os horários de término e início dos eventos, tornando-o ainda mais útil em um relance.
O gerenciador de arquivos Nemo agora é capaz de exibir miniaturas para mais tipos de arquivos, incluindo imagens .webp e RAW, arte de álbum incorporada em arquivos .mp3, capas .epub e arquivos de ícone .appimages.
Outras mudanças incluem:
- O applet Xrandr agora usa a API Muffin
- Cinnamon suporta monitores lógicos
- O miniaplicativo Windows List suporta largura personalizada
- Xreader suporta anotações
- Ícone da bandeja de notas autoadesivas redesenhado
- Arrastar o controle deslizante de brilho mostra valores no texto
- Suporte aprimorado para RTL em toda a interface do usuário
- Suporte nativo de renomeação exfat no Nemo
- Ajustes do modo intellihide do painel
Além disso, esta versão apresenta TONELADAS de correções de bugs, melhorias de desempenho, atualizações de aplicativos e outras alterações menores.
Baixar Linux Mint 21 Beta
O Linux Mint 21 beta estará disponível para download no site do Linux Mint ou em um espelho de download oficial do Linux Mint (basta navegar até a pasta 'testing' no diretório raiz do servidor espelho).
Tenha em mente que este é um beta . Não é estável. Você deve esperar encontrar bugs, quebras, arestas, soluços de desempenho e similares.
Quando o Linux Mint 21 é lançado corretamente? Supondo que nenhum gremlin inesperado seja descoberto por meio desse marco de teste, a versão final e estável do Linux Mint 21 chegará no final de julho ou início de agosto.
0 Comentários